O Brasil há muito tempo enfrenta problemas relacionados à segurança pública e isso acaba comprometendo o desenvolvimento não só social, mas também econômico do país. O sistema de policiamento que vigora atualmente é inadequado para garantir a segurança da população. Na verdade, a polícia acaba gerando um ambiente hostil e uma sensação de insegurança nas comunidades.
Casos de violência policial são registrados diariamente em todas as cidades brasileiras e isso faz com que cresça um sentimento de impunidade em relação aos crimes cometidos pelos agentes de segurança pública. Na maioria das vezes, tais casos são ignorados pela justiça e acabam sendo esquecidos até pela sociedade, que no primeiro momento sempre demonstra indignação perante os casos de violência gratuita, mas parece que possui amnésia e acaba esquecendo as ocorrências passadas.
Existem várias maneiras de atenuar tal mazela, como: capacitar os agentes de segurança no sentido de ensinar estratégias respeitosas para a abordagem da população, desmilitarização da polícia, proporcionar uma remuneração adequada para os policiais afim de que eles possam estar satisfeitos com o seu emprego e possam tratar a população de uma maneira mais leve e solidária. Além disso o Estado deve implantar e implementar as unidades policiais nos bairros e nas comunidades mais carentes para que haja uma maior segurança não só das regiões centrais, mas também das, periféricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário